Batalha de Flores


Degraus da História

Se as notícias sobre a Marcha Luminosa eram parcas, já as da Batalha de Flores são imensas. Aliás, a grande novidade das Festas dos Remédios de 1914, ano em que se realizou o primeiro evento, foi efetivamente a Batalha de Flores.

Muito antes do início das festas a cidade já tinha conhecimento que o Grupo Sport de Lamego estava a preparar um novo número que iria animar a cidade. Só não se sabia é que esse número iria ser a principal atração da romaria desse ano.

Os carros todos eles eram feitos em Lamego e por lamecenses e estava em disputa alguns prémios para os mais bem apresentados e festivos.

Neste primeiro evento os grandes vencedores foram Américo Maçãs e Dr. João de Almeida, pessoas bem conhecidas na Lamego de então.

Durante anos, a Batalha de Flores foi sem dúvida o número festivo que mais apreciadores atraía, havendo, por vezes, na atribuição dos prémios algumas discordâncias.

Os carros quase todos eles eram de tração animal, sendo o cavalo o mais usual, mas também havia quem utilizasse o burro, o automóvel ou mesmo a bicicleta.

A imagem aqui apresentada, sinais de outros tempos, aquilata bem o interesse e a curiosidade dos espectadores, que em torno das ruas Padre Alfredo P. Teixeira – Marquês do Pombal – Praça do Comércio e Almacave, não queriam perder este curioso e interessante desfile alegórico.

A Batalha de Flores ao longo dos anos, fruto da crescente dificuldade de arranjar quem elaborasse os carros e quem neles figurasse, deixou de se fazer, só muito mais tarde voltou ao cartaz das festas.

A Marcha Luminosa e Batalha de Flores pouco diferem entre si, aspeto que em nossa opinião em anos futuros deverá ter outro enquadramento e tratamento.

A Batalha de Flores não deixa de ser ainda assim uma das principais atrações das Festas em Honra de N. S. dos Remédios e tem um enorme potencial do ponto de vista lúdico, recreativo e cultural.

  • Centro Multiusos de Lamego, Loja 6
    5100-096 LAMEGO
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
    www.aromariadeportugal.pt | www.festasdosremedios.pt


Todos os Direitos Reservados © Comissão de Festas Nª Srª dos Remédios | 2018