Marcha Luminosa


Degraus da História

A Marcha Luminosa surgiu em Lamego pela primeira vez no cartaz das Festas dos Remédios no ano de 1924.

As informações sobre esta e sobre as primeiras Marchas Luminosas de Lamego são diminutas, pois não conseguimos saber quem a organizou, nem qual o seu verdadeiro interesse em apresentá-la em Lamego.

Sabemos que este evento foi inspirado nas célebres Marchas Milanesas e que por isso, por vezes, também por cá lhes atribuíam essa denominação. Sabe-se no entanto que em outras romarias do norte de Portugal esse número era organizado e apreciado pelos romeiros, tentando assim fazer-se em Lamego com o mesmo intuito.

Desta primeira Marcha Luminosa e das que lhe seguiram, as apreciações não foram muito favoráveis. Para além de o certame contar com pouca participação, o seu efeito não alcançou o mesmo interesse e brilho da Batalha de Flores.

A Marcha Luminosa teve um percurso ao longo dos anos um pouco acidentado, pois por diversas vezes não se realizou, só teve um percurso regular e mais participativo já decorriam os anos 50. A eletrificação dos carros permitiu um efeito e uma maior criatividades, dando-lhe um novo fôlego e uma nova dinâmica.

Os carros eram feitos exclusivamente em Lamego e por lamecenses, quer a título particular, quer por diversas coletividades da cidade. O exemplo mais ilustrativo foi o Rancho de Fafel que durante alguns anos apresentou o seu carro.

Já nos anos 80 surge em Lamego a organização da Marcha Luminosa feita com uma empresa privada oriunda de Felgueiras, empresa essa que há muito organizava essas mesmas marchas noutros pontos do país.

Quer pela dimensão dos carros, quer pela sua exuberância e magnífica criatividade os lamecenses ficaram desde então cativados por esta empresa familiar que já conta com quatro gerações.

  • Centro Multiusos de Lamego, Loja 6
    5100-096 LAMEGO
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
    www.aromariadeportugal.pt | www.festasdosremedios.pt


Todos os Direitos Reservados © Comissão de Festas Nª Srª dos Remédios | 2018