Previous
Next

RESERVE O SEU 

BILHETE AQUI

Os espetáculos têm acesso gratuito mas com Lotação Limitada e obrigação de Reserva de Ingresso, por orientação da DGS.

Todos os espetáculos terão transmissão em live streaming neste site.

ÂNGELO
MOURA

Presidente da Câmara Municipal
de Lamego

VIVA A ROMARIA DE PORTUGAL!

Caros Concidadãos, Caros Lamecenses,

É nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios que a nossa religiosidade e a nossa Fé pulsam com o maior fervor. É na grande Romaria de Portugal que as nossas tradições e a nossa identidade municipal e regional encontram o seu maior expoente. Vivemos estas celebrações religiosas e pagãs sempre de uma forma muito sentida, honrando a nossa Padroeira.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios são oficialmente uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, eleitas através de votação popular. Quero aqui, mais uma vez, expressar o meu agradecimento aos lamecenses, aos durienses, aos portugueses e a todos os outros que elevaram esta Romaria a este lugar mais alto.
Esta é uma grande homenagem à Nossa Senhora dos Remédios.
Que enorme honra e, ao mesmo tempo, que enorme responsabilidade temos em continuar a assegurar esta simbiose perfeita entre a tradição e a inovação.

No atual contexto pandémico, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios vão ser, de novo, vividas este ano de forma condicionada e atípica com a realização de um programa de atividades religiosas e culturais, respeitando as regras em vigor definidas pela Direção Geral da Saúde. Acredito que estas restrições não vão, no entanto, esmorecer a nossa Homenagem e Veneração à Padroeira.

Renovo, por isso, o apelo ao sentido de responsabilidade coletiva de todos os lamecenses e de todas as pessoas que nos visitam para viverem e sentirem em alegria uma das festas populares mais grandiosas de Portugal.

Viva a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios!
Viva a Romaria de Portugal!


ANA CATARINA
ROCHA

Presidente da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios

Entre 27 de agosto de 9 de setembro, Lamego honrará a sua padroeira: A Nossa Senhora dos Remédios, considerada uma das 7 Maravilhas da cultura Popular, na categoria de Procissões e Romarias.

A Câmara Municipal, a Comissão de Festas e a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, não obstante o contexto da pandemia associada ao COVID-19, prepararam um programa festivo, enquadrado no âmbito das novas medidas do plano de desconfinamento aprovado pelo Governo.

Lamego, esta nossa bela cidade, com um património histórico e arquitetónico ímpar, vai ser envolvida de Festa, em formato de homenagem.

Depois de se ter suspendido a realização da edição 2020, considerando o contexto pandémico, tendo sido apenas possível marcar simbolicamente estas datas que são o expoente máximo da devoção à Nossa Senhora dos Remédios, a Comissão de Festas sentiu o dever de promover a retoma da Romaria de Portugal neste ano 2021 e com este regresso, apoiar também a retoma de todos os agentes económicos, culturais e artísticos.

Em 2021 vamos “Viver os Remédios”, com um elevado grau de condicionalismo, mas respeitando estritamente todas as orientações da Direção Geral de Saúde será possível concretizar um vasto programa de atividades, como o regresso dos espetáculos que acontecerão com plateia presencial limitada e, em simultâneo, com a sua transmissão em live streaming nas redes sociais.

Por isso, em nome da Comissão de Festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios quero convidar todos os lamecenses e os nossos visitantes, a conhecer o programa em detalhe da edição 2021.

Este nosso património imaterial das tradições religiosas do povo Lamecense, merce continuar a ser promovido, vivido e sentido.

Vamos Viver a Romaria com segurança!

 

PADRE JOÃO ANTÓNIO PINHEIRO TEIXEIRA​

Reitor do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios

DE NOVO EM PANDEMIA, DE NOVO COM A NOSSA MÃE, MARIA!

Mesmo em tempos de pandemia, vamos continuar a celebrar Maria. Lamego como que estremece de comoção para dar vida a esta sua (maior) devoção.

Nossa Senhora dos Remédios é, sem dúvida, a maior figura de Lamego.
Ninguém consegue atrair tantos corações nem arrastar tão volumosas sensações.

É para o Seu santuário que todos os passos se dirigem. É para a Sua imagem que todos os olhares se voltam.
Entre tantas partidas — e outros tantos regressos —, Nossa Senhora dos Remédios avulta como a principal «embaixadora» de Lamego.

5. Por causa d’Ela, Lamego é uma terra que chega a toda a Terra. Em cada imagem que daqui sai é uma referência a Lamego que também vai.
Perto ou longe, as pessoas habituaram-se a viver diante d’Ela, a desabafar com Ela, a chorar junto d’Ela.

Nestes tempos de pandemia, todos nos entregamos a Maria. E Maria entrega-nos a Jesus.
É esta Mãe que quer fazer de cada um de nós um ser feliz e que (silenciosamente) nos diz: «Olhai para o Meu Fiho; Ele é vosso; vós sois d’Ele»!

Com as limitações (de novo) impostas pela pandemia, vamos celebrar Nossa Senhora dos Remédios com a Novena, à hora de sempre (6h), de 30 de Agosto a 7 de Setembro. No dia 8, a Santa Missa será às 10h.
A partir de 6 de Setembro, a imagem peregrina estará mais próxima das pessoas no interior do Santuário, da Sua Casa, a Casa da Mãe.

Todos são muito bem-vindos. As lágrimas sofredoras, que desfilam em tantos rostos, serão acolhidas pela nossa Padroeira, que nos acompanha a vida inteira.
De facto, é na gente chã — é na gente que pisa este chão — que o Evangelho se faz palavra. E se torna pão!