06 FEVEREIRO. 2019

 

Entrados ainda agora em 2019, a organização das “Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios” apresenta a partir de hoje o seu cartaz de divulgação e promoção de 2019, em simultâneo em Portugal e em Espanha na 20ª Xantar – Ourense.

Dando continuidade ao modelo de organização que o Município de Lamego adotou em 2018 com a colaboração da Comissão de Festas, para este ano de 2019 prometemos tudo fazer para reeditar o sucesso e prestígio que se conseguiu alcançar o ano passado.

As declarações da Sr.ª Vereadora Dr.ª Ana Catarina Rocha e Presidente da Comissão de Festas na apresentação pública do ano passado continuam a fazer todo o sentido, da perspetiva da autarquia no que pretende dar a estas festividades também para 2019, …, "a dignidade, a nobreza e o esplendor que merecem". "Esta Comissão pautar-se-á por reverenciar o cariz religioso destas Festas e de todas as solenidades religiosas, mantendo uma estrita e regular relação com a Irmandade da Nossa Senhora dos Remédios, com a Irmandade da Senhora da Esperança, com a Reitoria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e com a Diocese de Lamego".

De novo este ano e depois do alcance e do sucesso da imagem conseguida na edição anterior, apresentamos o cartaz 2019 das Festas dos Remédios, desenvolvido pelos e dentro dos Serviços do Município de Lamego.

Com o objetivo de revestir as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios em 2019 “da grandiosidade de outrora" e, que já se começou a traçar o ano passado, todos são bem-vindos e o convite é lançado não só a Lamego, como a toda a Região e a Portugal, visitem-nos!

VAMOS À FESTA…

  • Criado em .
24 AGOSTO. 2018

A promoção da edição deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios saltou a fronteira e fixou-se na cidade de Santiago de Compostela, capital da comunidade autónoma da Galiza, Espanha. Depois de, na semana anterior, o Welcome Center - Loja Interativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte (TPNP), na cidade do Porto, ter recebido uma “embaixada” da Romaria de Portugal, foi agora a vez de Santiago de Compostela acolher mais uma ação de promoção das festividades que começam na cidade de Lamego, já a partir da próxima quinta-feira, dia 23. Na Loja Interativa da TPNP e no espaço privilegiado em frente à Catedral de Santiago muitos curiosos tiveram a oportunidade de assistir à atuação do Rancho Regional de Fafel e do TRanÇa, projeto amador na área da dança constituído no seio do Teatro Ribeiro Conceição. Liderada por Ana Catarina Rocha, Presidente da Comissão de Festas dos Remédios e Vereadora da Cultura da Câmara de Lamego, a comitiva também convidou o público galego a provar algumas das principais referências gastronómicas de Lamego.
A cidade de Lamego vai voltar a estar em festa! De 23 de agosto a 9 de setembro, será oferecido um programa variado, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais (Amor Electro, Toy, Cuca Roseta, entre outros), mas também vão decorrer, como é tradição, outros momentos que fazem desta Romaria um evento ímpar no país: a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso.
O principal evento de cariz popular e religioso da região começa quinta-feira, às 10 horas, com a leitura do convite à participação dos Cidadãos de Lamego e seu Termo feita pelo Arauto, em frente aos Paços do Concelho. A abertura oficial decorre à noite, pelas 21 horas, na Av. Dr. Alfredo de Sousa, seguindo-se o concerto de David Antunes & The Midnight Band.

  

  • Criado em .
13 AGOSTO. 2018

A edição 2018 das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios está a reforçar a realização de ações de promoção "fora de portas", com o objetivo de divulgar a sua programação junto de novos públicos. Durante dois dias, a Câmara Municipal de Lamego levou uma “embaixada” da Romaria de Portugal até ao Welcome Center - Loja Interativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte, na cidade do Porto, para abrir um pouco o apetite sobre o que se vai passar de 23 de agosto a 9 de setembro. 
Assim, milhares de turistas assistiram, na rua ou na Estação de São Bento, à atuação do Grupo de Bombos de Samodães, do Rancho Regional de Fafel e dos Caretos de Lazarim. À mesa, para uma prova livre, também não faltaram os produtos gastronómicos de referência no concelho: presunto, bôla de Lamego, espumante e brôa de milho.
Ao longo de 18 dias, as Festas dos Remédios vão oferecer uma programação variada, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais (Amor Electro, Toy, Cuca Roseta, entre outros), mas também vão decorrer, como é tradição, outros momentos que fazem desta Romaria um evento ímpar no país: a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso. De características únicas no mundo, o ponto alto dos festejos volta a ser a Majestosa Procissão do Triunfo, na qual os andores são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga, sancionada, em 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos.

  

  • Criado em .

09 ABRIL . 2018

A edição 2018 das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios já tem data de realização e imagem gráfica de apresentação. “A Romaria de Portugal", um dos maiores eventos religiosos e sociais do país, realiza-se este ano de 23 de agosto a 9 de setembro, em Lamego.

De características únicas no mundo, a imponência e reputação das Festas dos Remédios fazem dela “A Romaria de Portugal”, na qual os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita.

A recentemente empossada Comissão de Festas, presidida por Ana Catarina Rocha, Vereadora da Câmara Municipal de Lamego, tem por objetivo "revesti-las da grandiosidade de outrora" e renovar a programação de eventos.
Esta Comissão é composta ainda pelos seguintes elementos: Custódio Barreto dos Santos, António Leite, António Roçado, Fernando Cabral, Joaquim Neves, Bruno Gomes, Ricardo Nóbrega, António Garcia, Afonso Lima, João Avelino Ribeiro e António Cardoso.

 

  • Criado em .
29 MARÇO . 2018

A Câmara Municipal de Lamego deu posse à Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, constituída por personalidades da sociedade civil e presidida por Ana Catarina Rocha, Vereadora da Cultura. A nova equipa será responsável pela organização e promoção da edição 2018 da "Romaria de Portugal", com o objetivo de "as revestir da grandiosidade de outrora". "Será necessário fazer mais com menos recursos financeiros", afirma Ângelo Moura, Presidente da autarquia, chamando ainda a atenção para as dificuldades financeiras que esta instituição atravessa e que, por esta razão, será necessária maior criatividade na programação desta manifestação religiosa e cultural.

Com características únicas no mundo que remontam ao século XIV, as Festas dos Remédios recebem, todos os anos, milhares de pessoas que vêm a Lamego homenagear a Padroeira da cidade. A autarquia pretende dar a estas festividades "a dignidade, a nobreza e o esplendor que merecem". "Esta Comissão pautar-se-à por reverenciar o cariz religioso destas Festas e de todas as solenidades religiosas, mantendo uma estrita e regular relação com a Irmandade da Nossa Senhora dos Remédios, com a Irmandade da Senhora da Esperança, com a Reitoria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e com a Diocese de Lamego", assegura Ana Catarina Rocha.

  

  • Criado em .
  • 1
  • 2
  • Centro Multiusos de Lamego, Loja 6 | 5100-096 LAMEGO
    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  | www.aromariadeportugal.pt


Todos os Direitos Reservados © Comissão de Festas Nª Srª dos Remédios | 2019